05 DICAS PARA TIRAR DO PAPEL SEUS PROJETOS

Olá, ano novo vida nova. Feliz 2017. Venho então lhe oferecer 05 dicas para tirar do papel seus projetos neste novo ano.

Já vou avisando que durante todo o mês de janeiro irei postar diariamente, exceto, sábados e domingos, um texto acompanhado de um vídeo falando sobre os assuntos variados que permeiam o universo dos projetos e dos eventos. Muita coisa boa vem por aí. Cultura, economia criativa, esporte, turismo, terceiro setor, sustentabilidade, cooperativismo e muito mais. Acompanhe.

05 dicas para tirar do papel seus projetos é uma pequena lista, básica e direta para que você possa realmente executar todos os itens da lista que todo o ano você cria, nem que seja mesmo só no pensamento. Veja o vídeo (clique na imagem) e depois continue o texto para aprofundar mais no assunto.

05 dicas para tirar do papel seus projetos

05 dicas para tirar do papel seus projetos

 

PRIMEIRA DICA das 05 DICAS – Libere espaço na sua agenda para encaixar os projetos que pretende realizar.

O maior erro ao elaborar a famosa lista de projetos para o próximo ano é principalmente não definir na agenda, já cheia de compromissos do dia a dia, um espaço para encaixar o que é novo.

O processo é simples: anote na sua agenda, de papel ou digital, tudo o que terá de compromisso para o próximo ano. Anote as tarefas mais simples como levar um filho à escola, fazer faxina na casa ou passear com os cachorros. É assim que terá noção do que exatamente sobrará de tempo para encaixar as novas atividades. Essa tarefa é importante em qualquer tipo de projeto que for escolhido. Desde o projeto de emagrecer a até o projeto de viajar o mundo, escrever um livro e outros.

SEGUNDA DICA das 05 DICAS  – Defina as atividades detalhadamente de tudo o que tem que fazer.

Outro grande erro é apenas escrever a tarefa principal e não detalhar o passo a passo de sua realização. Em um projeto de emagrecimento não basta colocar que vai comer comidas sem glúten ou sucos etc. Se essa não é a sua rotina deverá acrescentar a atividade de comprar os itens e até de prepara-los. Desmembrar a atividade principal em pequenas atividades ajuda a entender a quantidade de trabalho e o tempo real para a realização. Isso evita que venha sempre a frustração de não ter realizado o que pretendia. É muito mais fácil realizar quando definimos concretamente passo a passo do trabalho.

TERCEIRA DICA das 05 DICAS  – Não subestime o tempo.

Costumo dizer que “o tempo tem o tempo que o tempo tem e não o tempo que a gente acha que ele tem.”

Essa frase traduz muito a nossa falta de noção de tempo. Nós, na maioria das vezes, subestimamos o tempo, separamos menos tempo para realizar mais coisas achando realmente que daríamos conta de realizar tudo. Ou, temos um tempo bom, mas colocamos tantas atividades que mesmo sendo quase óbvio que não dará tempo, fazemos assim mesmo.

Uma dica para aprender com o tempo é usar aplicativos, ou mesmo cronômetros, para medir o tempo que realizamos para cada atividade. Assim passamos a ter uma noção real de quanto tempo precisamos para cada atividade. Na dúvida coloque um tempo maior do que você acha que precisará. Sempre será melhor.

QUARTA DICA das 05 DICAS  – Faça listas diárias para suas atividades.

Eu há muito tempo faço listas diárias, semanais, mensais e tantas outras para tudo o que tenho que fazer. E sempre me perdoo de não ter cumprido o que coloquei lá. E quanto mais vivo, mais experimento, mais sei que as listas são essenciais para o controle do tempo. Minha sugestão é que você faça esta lista todos os dias a noite, antes de dormir. Assim, já acorda com a mente sabendo quais as tarefas do dia.

As listas diárias de afazeres podem conter só as atividades principais e que serão mais importantes. Mas, colocar as tarefas corriqueiras ajuda também a ajudar na noção de tempo. Eu faço algo assim:

7 às 8 – fazer e tomar café + exercício (tomar água)

8 às 9 – ver, postar e responder nas redes sociais, emails, blog.  – passear com os cachorros

9 às 12 – trabalho (tomar água)

12 às 13 – pausa almoço.

13 às 14 – verificar redes sociais, emails etc (tomar água)

14 às 15 – reunião com X pessoa – assunto X – Local X

15 às 17 – Terminar projeto X (tomar água)

17 às 18 – Verificar redes sociais, email, blog etc

18 às 20 – Editar vídeo X (tomar água)

20 às 23 – jantar, filme e outros – passear com os cachorros

23 – revisar lista dia seguinte. (tomar água)

A lista deverá ser algo que seja legível pra você e que te lembre daquilo que sempre esquece também. Eu uso uma lista em blocos de papel para as principais atividades mas coloco numa agenda no celular que desperta a cada hora me lembrando do que tenho que fazer. É praticamente um “chefe” que me cobra a toda hora meus afazeres. E mesmo assim ainda não estou cumprindo 100% do que coloco pois sempre há eventualidades que na maioria das vezes não estão prevista como uma visita de última hora, uma ocorrência no prédio ou casa onde mora, uma compra urgente, uma festa ou evento a noite etc.

E assim, a cada dia você vai avaliando sua performance e redefinindo o seu dia seguinte. Faz aí pois dá muito certo. E o formato, você achará o melhor pra você a medida que for fazendo.

QUINTA DICA das 05 DICAS – Não procrastine.

Essa palavra “procrastinação” foi a palavra dos mentores, coachs e gurus de 2016. É o ato de adiar algo ou prolongar a ação de execução de algo. Como dizemos lá em Minas é “empurrar com a barriga”, “embrulhar o serviço”. Mas não ache que isso é anormal…..não…. é um comportamento normal e corriqueiro do ser humano.

Vamos para uma rede social onde o objetivo era ficar meia hora ou no máximo uma e quando olhamos no relógio já se passaram duas horas. Temos que arrumar algo mas sempre deixamos para a última hora. Vamos sempre dando desculpas para nós mesmos e assim deixando pra depois ou estendendo aquilo que tinha um tempo determinado.

A principal ferramenta para combater este comportamento, tão normal nosso, é ter um objetivo concreto e definido acima de tudo. E se auto conhecer e assim saber exatamente o que conversar com você mesmo para não esmorecer e continuar firme nas atividades, sem procrastinar.

Há algumas formulas para ajudar nisso e talvez uma delas possa te ajudar, ou você pode inventar uma forma só sua. Muita gente usa mensagens de efeito coladas em lugares visíveis. Quem quer emagrecer por exemplo pode colocar foto dela mesma ou de pessoas magras na porta da geladeira. Um despertador mostrando que o tempo para aquela atividade acabou também ajuda. Mas você é que deve achar o que realmente irá lhe motivar neste sentido.

Estão aí as minhas 05 dicas para tirar do papel seus projetos. Espero que te ajude. Depois venha aqui me contar quais foram os resultados.

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