A FELICIDADE É CAMINHO

“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Mahatma Gandhi felicidade

Estou numa ótima idade. Mas claro, qualquer idade é boa desde que você esteja consciente e aproveitando a vida. Porém, sinto que depois dos 40 anos, seja pra mulheres ou homens, há realmente uma grande mudança, há aí um divisor de águas. Nesse momento fazemos muitas avaliações sobre tudo. E cada vez mais tenho certeza da verdade contida na frase acima .

Mas como ser feliz num mundo tão conturbado como o nosso???

Shawn Achor, psicologo e pesquisador americano, estuda a “ciência da felicidade”. Em uma palestra dele que assisti no TED chamada “The Happy Secret to Better Work” (você pode pesquisar para assistir no Youtube), ele fala que a felicidade depende das lentes que você usa para ver o mundo. Um dado muito interessante que ele mostra é que 25% das pessoas bem sucedidas devem isso ao seu QI, mas que 75% das pessoas bem sucedidas devem isso aos seus níveis de otimismo, suporte social  e a visão de que as dificuldades são desafios e não ameaças. Fala também sobre as pessoas que se alimentam diariamente de tragédias e não de coisas boas e positivas. E o cérebro reage a estes estímulos que você provoca.

O que mais aprendo todos os dias é que a felicidade não é tradução de um mundo perfeito. A felicidade é algo como uma paz de espirito e que só a conquistamos indo ao nosso interior. Entendendo como funcionamos, como reagimos às ações da vida, como reagimos aos comentários e julgamento das pessoas sobre nós. Entender de verdade o que gostamos ou não e por aí vai. E, a partir desse auto conhecimento, é que devemos olhar o mundo.

Estar feliz é desenvolver uma visão carinhosa pelo mundo, pelas pessoas. É olhar com amor. É entender como é a roda da vida. Felicidade é viver o hoje com o que temos, e gostar disso. Entender que o ideal é estarmos todos os dias preparados para encerrar nossa história. É não deixar para amanhã o “eu te amo” que se pode dizer hoje. É não deixar para depois o sorvete que você tem vontade agora. É olhar no espelho todos os dias e gostar de ver quem é você, gostar de cada ruga conquistada, cada cabelo branco que nasce. É ter consciência de que para cada ação há uma reação e que o maior responsável do que nos acontece de bom ou ruim, somos nós mesmos, é nosso cérebro.

Nosso tempo é curto, e quanto mais entendemos isso melhor vivemos. Temos que deixar de nos acostumar com o sofrimento. Nós não nascemos para sofrer.  Temos que falar de vida, de possibilidades e deixar de falar de coisas negativas. Temos que ser mais e ter menos. Temos que viver, respirar fundo. Entender que levar a vida a sério não é ficar de cara amarrada. Que para ser adultos não precisa deixar de ser criança. Que para ser bem sucedido é necessário primeiro estar feliz. Que ter felicidade é descobrir o que somos e como estamos conectados neste mundo. É olhar feliz para o mundo.

Vivam!!!! Sorriam!!! O segredo do sucesso é ser feliz. Exercite seu cérebro para a felicidade. #ficaadica

Gostou? Compartilhe para espalhar felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *