O PRODUTOR OU AGENTE CULTURAL E SEU PAPEL

O Produtor Cultural é o principal ator que faz com que a Cultura seja produzida, divulgada, gerenciada e muito mais. Cultura não tem cerca e é parte uma bagagem cultural já existente de um povo mas é também a sua produção constante que faz com que ela seja viva. O produtor cultural ou o agente cultural tem um papel importante neste trabalho.

A área da cultura onde mais vimos a atuação desse personagem é nas Belas Artes (cinema, teatro, dança, música, artes plásticas etc) e por isso cultura muitas vezes é confundida apenas com a produção artística.

O produtor cultural tem funções variadas dentro do mundo cultural. Pode trabalhar em todas as etapas, regiões, seguimentos. Pode trabalhar com serviço, produtos ou resgate e preservação da cultura.

O produtor cultural pode escolher trabalhar em uma determinada região ou em todas. Pode ser:

– PRODUTOR LOCAL, REGIONAL, NACIONAL OU INTERNACIONAL – aquele que auxilia as produções no município ou região que escolheu. Pode ser um agente da cultura trabalhando com resgate ou preservação. Pode ser o produtor que recepciona as produções auxiliando nos contatos com hotéis, locais para apresentações, imprensa e outras necessidades. Pode ser um secretario de cultura, um assistente ou profissional contratado por órgão público ou agência para trabalhar como tal. Pode também ter sua própria produtora.

O Produtor pode escolher ser de uma área específica como só Teatro, só preservação de patrimônio, só culturas populares, só pesquisa, só música e tantos outros. Mas pode também ser generalista e trabalhar com todas as áreas de acordo com a demanda de serviço. Produtores locais normalmente são generalistas pois assim conseguem melhores oportunidades para trabalhar.

Outra coisa que também pode ser uma escolha para o produtor é se vai trabalhar em etapas distintas da produção cultural ou se vai escolher apenas uma ou duas.

Temos produtores que viram “managers” de artistas, grupos, coletivos ou movimentos. São uma espécie de gerente que está do lado de quem está produzindo a arte principalmente e auxilia na elaboração do serviço ou produto cultural. Cuida e ajuda na criação, imprensa, cuida da comunicação, marca, embalagem, das vendas, da agenda e todas as fases possíveis relacionadas à criação.

Temos produtores culturais, agentes culturais que são pesquisadores e consultores da área voltados à resgate ou preservação de patrimônio. Material ou imaterial.

Temos produtores que são gestores municipais, estaduais ou federais. São secretários, ministros, auxiliares da cultura nos governos e seu papel é organizar, programar, valorizar, divulgar, resgatar e preservar a cultura.

Temos produtores culturais que são agentes de um ou mais fazedores de cultura. Estes cuidam somente da parte das vendas. Venda de shows, montagens de espetáculos, lançamento de produtos e outros. O olhar é bem mais comercial. Podem ser representantes de um único artista ou de vários. Podem trabalhar em uma ou várias regiões. Podem ser de um seguimento específico ou generalistas.

Há produtores que se dedicam somente ao teatro, outros ao cinema, outra à música. Existe hoje no mercado também os “coaches” para o mundo da cultura e estes auxiliam de várias formas o fazedor de cultura na sua jornada.

Enfim, produtor cultural é todo profissional que auxilia de alguma forma que a cultura seja produzida e distribuída. Com ou sem fins comerciais.

Se você quer ser um produtor cultural pode pensar em qual destes variados caminhos pretende trilhar. A escolha inicial e acertada será resultado do sucesso.

Se você gostou curta, comente e principalmente compartilhe em suas redes sociais pois CONHECIMENTO TEM QUE CIRCULAR.

Veja também o vídeo do resumo deste post. Curta e também assine o canal para receber em primeira mão tudo o que posto. 😉

PRODUTOR CULTURAL

PRODUTOR CULTURAL

 

2 ideias sobre “O PRODUTOR OU AGENTE CULTURAL E SEU PAPEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *