TODO EVENTO DEVE TER UM PROJETO

todo-evento-projetoTodo evento deve ter um projeto, mas nem todo projeto resultará em um evento. O motivo de trabalhar com estes dois temas é porque, muitas vezes, diria que pelo menos 50% das vezes, um projeto na nossa área resulta em um evento. E a base para qualquer ação deve ser o planejamento. E a construção de um projeto é o ponto de partida.

Produção e lançamento de livros, DVDs, CDs, filmes, sites e outros. Exposições. Espetáculos de teatro, música, dança. Jantar ou almoço beneficente. Lançamento de produtos. Congressos, cursos, palestras e todo tipo de treinamento. Festivais. Campanhas de doação e outras. Festas. E mais uma infinidade de eventos assim, devem ter como base um bom projeto.

O projeto, como já falei em um outro post, é a  Receita de bolo que conduzirá o passo a passo da execução de um evento.

Muitos eventos, felizmente, já tem como ponto de partida a construção de um projeto antes de qualquer ação. Nestes projetos, após a ideia e o esboço, são colocadas informações sobre gestão de materiais, pessoas, processos, aquisições, locações, logística e tudo o que é necessário para a produção.

Até mesmo um pequeno evento, na nossa casa, deve ter um projeto. Receber amigos para jantar por exemplo tem todos os itens para o gerenciamento:

  • Definições prévias do projeto:público alvo, dia, local, justificativa, formato etc.
  • Estrutura do projeto: necessidade de equipamentos, comidas, bebidas, transporte, equipe, decoração etc,
  • Atividades do projeto: limpar a casa, decidir o cardápio, fazer as compras, preparar a comida, decorar a mesa, se arrumar, receber convidados, servir o jantar, despedir das pessoas.
  • Finalização: tirar a mesa, lavar a louça, guardar o que for preciso, limpar, dispensar equipe que ajudou e outros.

Se você elabora um projeto, definindo orçamento, tempo e objetivos. Se cria um cronograma de trabalho e faz uma lista de necessidades. E se ao final resume os resultados. Você com certeza irá trabalhar menos, se organizar mais, gastar menos, agradar mais. Seu evento será um sucesso.

Aqui já postei muitas dicas sobre projetos. Veja aqui uma delas: 10 dicas para projetos. 

Portanto, de agora em diante, pense bem ao realizar qualquer tipo de evento pois com um projeto você terá muito mais resultados positivos.

*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *