FALAR NÃO É GARANTIA DE ALGUÉM ESCUTAR

Segundo o dicionário, ouvir é perceber pelo ouvido e escutar é ouvir com atenção. Falar não é garantia de alguém escutar e isso é o que mais acontece no nosso mundo. Esse assunto merece atenção nas relações interpessoais e na efetiva comunicação verbal. Para qualquer conversar mas principalmente para nós, em Projetos e Eventos.
Você com certeza já passou por situações em que pediu algo e recebeu diferente. Deu uma informação e ela foi passada de forma equivocada. Explicou algo e a pessoa foi e fez errado. Até fez um elogio, mas foi mal interpretado. E porque que isso acontece?
Porque falar é diferente de escutar. E o que eu falo não é o que o outro, escuta. Quando falo estou expressando um pensamento, uma vontade, um pedido formatado na minha mente, uma informação real. Há uma razão nessa ação.
A outra parte pode ouvir ou escutar. Escutar é diferente de ouvir. Ouvir remete ao sentido da audição, é aquilo que o ouvido capta. Já o verbo escutar que é a ação de interpretar o que se escuta.
Escutar é dar atenção. Quando você fala com alguém e ele não te olha, não muda a expressão corporal e te responde “monosilabicamente”, ele só está ouvindo. E isso no nosso mundo cada vez mais online é muito comum. Você fala e a pessoa está digitando ou olhando o celular.
Eu tenho uma centena de histórias sobre falar e não ser entendida. Uma vez pedi para comprarem mini pãezinhos, para um evento que estávamos fazendo. A pessoa trouxe 6 pães pensando somente na equipe. Claro que surtei né? Mas o erro foi meu, afinal, eu estava gerenciando.
Porque FALAR é tão mais fácil?
Além do que já disse é também por que a comunicação tem diversas barreiras e a primeira delas é a falta de empatia com o outro.
– Medimos o outro por nós mesmos. Achamos que ele irá entender já para nós é muito claro.
– Como sabemos o assunto e toda a informação muitas vezes mandamos a mensagem faltando pedaços pois pra nós o “óbvio” não precisa ser dito. Mas o que é óbvio para nós pode não ser para o outro. Veja o me caso dos pãezinhos.
E para conseguir que o outro te escute de verdade tente:
– Pedir atenção.
– Se possível, olhar nos olhos quando falar.
– Falar de forma simples, completa e bem explicada.
– Pedir para que o outro responda e assim conferir se de verdade entendeu o que foi dito.
As relações humanas não são difíceis quando entendendo que não somos todos iguais. Quando respeitarmos o outro como ele é e não como queremos. Vamos exercitar.
Dá uma curtida, faça seus comentários e principalmente compartilhe pois conhecimento tem que circular. Veja abaixo o vídeo que fiz sobre o assunto lá no meu canal do Youtube.