GESTÃO – PRINCIPAIS TÉCNICAS

GESTÃO – PRINCIPAIS TÉCNICAS

Muitas são as técnicas de gestão de projetos. São matrizes, padrões, ferramentas e processos variados. Cada um dos caminhos pode ser escolhido de acordo com a expertise de quem vai gerenciar ou por tipo de projeto a ser executado. Mas aqui vou falar rapidamente das principais e mais conhecidas.

O PMBOK – Project Management Body of Knowledge, é um dos mais conhecidos no processo de gestão e começou sua ação nos EUA. É administrado pelo PMI – Project Management Institute. O não tão famoso mas também interessante PRINCE2™, Projects IN a Controlled Environment, foi criado na Inglaterra e tem abordagens muito pontuais para a gestão. Tem ainda o padrão criado pela ISO, o 10006-ISO, e alguns outros.

O Project Model Canvas é uma metodologia para gestão, mais recente, desenvolvida por José Finocchio Junior. Ele criou o método através de sua expertise em projetos. Seu trabalho, publicado em um livro muito usado atualmente, é um conjunto da adaptação do PMBOK com o modelo Canvas. O Businees Model Canvas foi  criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur a principio para desenvolvimento de Startups e hoje amplamente usado. Você pode conferir aqui neste post mais sobre o Business Model Canvas e sua aplicação em projetos.

Também tem o SCRUM. Este é um dos que tem ganho muita visibilidade atualmente. A principio usado exclusivamente em processos de desenvolvimento de software. Mas a cada dia vai sendo reestruturado e adaptado para aplicações em projetos das mais diversas áreas. Principalmente projetos de alta complexidade ou sem um escopo estritamente definido e certo. A gestão é feita por etapas cumpridas.

Há metodologias, que a principio não foram criadas para gestão de projetos, mas são muito aplicadas. O Kamban, metodologia desenvolvida pela Toyota, é usada por trabalhar com cartões visuais, simples e diretos, para controle de atividades. O PDCA, também desenvolvida no Japão após a segunda guerra, trata da identificação e solução de problemas de forma contínua. E outras como a BSC e a GDP que trabalham nas questões de desempenho.

Em outro post falei sobre os Modismos da administração. Mas para o futuro vou escrever sobre cada um destes métodos e padrões. Principalmente exemplificando a utilização em projetos e principalmente em projetos na nossa área.

São muitas as possibilidades. A cada dia tem novidades que são adaptadas. Além é claro das que estão a todo momento sendo criadas exclusivamente para gestão de projetos. Não se importe com a moda ou com o que é mais ou menos usado. O importante é achar o caminho que mais te ajudará a alcançar o escopo.

Se você gostou dá uma curtida e comente também. E como sempre compartilhe pois o conhecimento tem que circular.

4 comentários sobre “GESTÃO – PRINCIPAIS TÉCNICAS

  1. Sou Professora da UFC , digo infelizmente aoosentada, pois amo qeu fazia pesquisa e ensino sobre Alhas Marinhas. Mesmo sendo de área bem diferente elaborei vários Projetos para o CNPQ , há tempos idos os quais eram simplificados..
    Hoje , tenho lido muito e participado de reuniões onde fala de novos métodos. Dessa forma agradeço as informações que têm recebido as quais tem me ajudado, embora tenha que tentar muitas vezes.
    Grata pelos informes . Atenciosamente, Profa Francisca Pinheiro

    1. Olá Francisca,
      que bom que tem gostado. Espero ter cada dia mais informações que te ajudem. Obrigada. Um beijo e boa sorte nos novos conhecimentos. Logo estará craque. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *