LEI ROUANET – NOVAS REGRAS

Uma das novas regras para projetos que buscam apoio da Lei Rouanet diz respeito à contratação de pareceristas técnicos. As novas atualizações abrangem a gestão de profissionais, a classificação e distribuição dos projetos e procedimentos de análise e emissão de pareceres técnicos. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13) e serão aplicadas a partir do próximo edital de contratação, previsto para este semestre.

O novo modelo trará atualização do valor pago por cada parecer emitido. O objetivo é ter um banco com profissionais mais qualificados, que atuarão em projetos de todos os níveis de complexidade. Dessa forma, não haverá mais a separação do parecerista para atuação em apenas determinados projetos, definidos pelo nível de complexidade, como ocorre com os 319 profissionais atualmente registrados pelo Ministério da Cultura.

Cada um deles só pode analisar projetos do seu nível específico, o que pode gerar, em determinado momento, acúmulo de análise, e noutro, ociosidade do parecerista.

A análise técnica pelos pareceristas é uma das fases de análise responsável pelo processo de aprovação dos projetos apresentados ao Ministério da Cultura e, pelas definições da portaria, o trabalho se dará com nova abordagem na emissão do parecer técnico. O parecerista deverá realizar uma análise mais cuidadosa em cada um dos itens técnico-orçamentários, de forma a aprimorar a análise dos projetos antes de chegar à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

BAILE FUNK – DO ENTRETENIMENTO AO CRIME?

Baile Funk – do entretenimento ao crime? Essa é a minha pergunta para você. Muitos falam e condenam o funk como algo não cultural. Este é um engano. FUNK é cultura também. Mas está na “prateleira” do entretenimento. Mas quando é que o baile funk sai do entretenimento e entra para o crime?

Sempre digo e repito que cultura não tem cerca. Cultura é a criação daquilo que há na mente humana, no seu criativo. Estes pensamentos, misturados aos dos seus pares geram idéias que podem criar atividades, ações, arte, crenças e muito mais. Isso é cultura. Somos todos seres culturais. Portanto FUNK é cultura, é resultado do pensamento e da criação de milhares de pessoas.

Cultura não são só as belas artes e não são só as belas artes que consideramos boas ou não. Toda criação artística é cultura. E muito das criações culturais viram entretenimento como é o caso do funk.  Continuar lendo

PINTEREST, FERRAMENTA DE TRABALHO E IDEIAS

Se você trabalha com projetos, eventos, economia criativa, cultura, turismo, terceiro setor e outras áreas de criação e não está no Pinterest eu tenho informações que podem te fazer mudar de ideia. Pensando nisso que criei esta matéria.

O PINTREST ainda está sendo descoberto por muitas pessoas. Achar um look para o dia a dia, achar uma ideia para reformar a casa, fazer algo criativo e até poses para fotos podem ser encontrados.

Não é uma rede social só pra postar fotos. É uma rede social com imagens que encantam pessoas e que podem integrar e aproximar quem tem focos parecidos. Atualmente é muito usada por fotógrafos, designers, artistas, blogueiros.

A rede é de mão dupla, você publica conteúdo , mas tem acesso a um grande número de conteúdos de todos os tipos e em todas as línguas. No Brasil ainda é pouco usado mas pelo mundo afora já tem pessoas viciadas nesta ferramenta.

O número de profissionais que tem usado a rede para negócios e assim ampliar as possibilidades de novos públicos está crescendo. Mas diferente de outras redes sociais o Pinterest não aceita hashtags. Melhor é criar um texto para conseguir maior visibilidade e indexação no Google. Continuar lendo

CONEXÕES PODEM CRIAR O SEU DIFERENCIAL

Conexões existem em todas as áreas que trabalho. Gosto de trabalhar com eventos, projetos, turismo, cultura e muito mais. Eu achei essa ligação e hoje consigo trabalhar com todas estas áreas que se cruzam e estão de alguma forma interligadas.

Assim como eu disse sobre o produtor cultural escolher se quer trabalhar com todas as etapas ou seguimentos ou escolher um só na gestão de eventos e projetos eu escolhi pesquisar e trabalhar com todas as áreas que estão separadas, mas que tem conexões quando falamos de projetos e eventos. Continuar lendo

5W2H – SAIBA O QUE É E COMO USAR

Hoje vamos falar sobre uma matriz de trabalho muito útil que chama 5W2H. Ela pode ser usada de diversas formas. Aqui vamos usar para elaborar o rascunho do seu projeto. Funciona para lembrar os itens mais importantes que serão construidos no passo a passo.

Após decidir que vai mesmo realizar um projeto, deve começar o rascunho. Você vai responder a perguntas básicas do que quer em seu projeto. Não se apegue a um foco único ou a certezas. Este é só o primeiro passo, durante todo o processo mais e mais esclarecimentos, fatos, dados e outras informações irão te ajudar a “lapidar” o processo até o projeto final.

Você então utilizará o método 5W2H. Você já tinha ouvido falar nele? Continuar lendo

VISÃO DO FUTURO, QUAL É A SUA?

Tudo o que acontece no mundo foi resultado de uma visão. O poder da visão é o poder de sonhar com o que ainda não existe criando sempre um mundo no qual queremos viver. Então te pergunto: qual é a sua visão de futuro? Você fica imaginando como criar diferencial para seus projetos? Como criar algo que ainda não exista? Você tem o comportamento ideal para construir seu futuro ideal?

Precisamos prestar atenção no future pois é nele que vamos passar o maior tempo de nossas vidas. O holandês Fred Polack, precursor da teoria sobre visualização de futuro, em 1955  escreveu um livro chamado Visão do Futuro, em inglês THE IMAGE OF THE FUTURE (Elsevier Scientific, 1955), e nele faz uma pergunta para pensarmos: Será que o sucesso de uma nação é a consequência de uma imagem positiva do seu futuro ou a imagem positiva de futuro é a consequência do sucesso de uma nação?” Continuar lendo

KEEP, DA GOOGLE, OU EVERNOTE?

KEEP, da Google, e EVERNOTE são dois aplicativos que oferecem a praticidade para criar listas, tópicos de discusão, arquivo de notas e outras funcionalidades. Eu uso os dois e sei que são muito úteis no dia a dia e ajudam a eliminar muito papel.

Os dois são gratuitos. Os dois podem ser acessados no celular ou no computador. Os dois gravam todas as informações em nuvem e são rapidamente compartilhada para seu acesso em todas as plataformas. Os dois tem login e senha. Estes são os pontos em comum. Vamos ver a diferença entre eles: Continuar lendo

SOBRINHO? CUIDADO COM O EFEITO SOBRINHO

SOBRINHO – Levanta a mão quem nunca pediu para um SOBRINHOu ou foi indicado para um “sobrinho” de alguém que faz muito bem alguma coisa? não é profissional mas cobra baratinho? Quem nunca na falta de dinheiro contratou pessoas que não são profissionais?

Quem não se deu mal nisso? Contratou quem não tem conhecimento ou currículo na área só por ser mais barato para economizar? Quem já não se deu mal ao contratar alguém que não sabia o que estava fazendo? 

Sem desmerecer os bons profissionais, que muitas vezes são sobrinhos, as vezes utilizar um serviço só por ser mais barato, nem sempre de sobrinhos, pode ser um péssimo negócio. Continuar lendo

O PRODUTOR OU AGENTE CULTURAL E SEU PAPEL

O Produtor Cultural é o principal ator que faz com que a Cultura seja produzida, divulgada, gerenciada e muito mais. Cultura não tem cerca e é parte uma bagagem cultural já existente de um povo mas é também a sua produção constante que faz com que ela seja viva. O produtor cultural ou o agente cultural tem um papel importante neste trabalho.

A área da cultura onde mais vimos a atuação desse personagem é nas Belas Artes (cinema, teatro, dança, música, artes plásticas etc) e por isso cultura muitas vezes é confundida apenas com a produção artística.

O produtor cultural tem funções variadas dentro do mundo cultural. Pode trabalhar em todas as etapas, regiões, seguimentos. Pode trabalhar com serviço, produtos ou resgate e preservação da cultura. Continuar lendo