PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

planejamento-estrategicoSegundo Philip Kotler, grande nome do marketing: “o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente e resultados”.  Toda empresa, entidade ou pessoa deveria ter seu planejamento estratégico definido. A importância de pontuar o que quer e não quer da vida, dos negócios e da sociedade faz com que na hora de decidir fazer um projeto, evento ou produção ela seja realmente relevante para o caminho escolhido.

Nestes anos de trabalho, em todos os setores da economia, principalmente o setor 2.5 e terceiro setor, tenho visto que ainda há muito o que se planejar e aprender. A maioria dos artistas por exemplo que conheço querem fazer sucesso, mas não definiram como, não planejaram seu caminho buy generic strattera. Por isso ficam frustrados e não alcançam resultados. Isso é fruto da falta de planejamento estratégico.

Vejo entidades realizando eventos ou campanhas, perdendo tempo com projetos que muitas vezes tem como objetivo apenas a parte financeira, mas é desconectado do objetivo central da organização. De uma visão mais abrangente e completa.

Vejo músicos gravando um CD atrás do outro, escritores escrevendo livro e mais livros, grupos de teatro criando espetáculos, artistas plásticos criando trabalhos, mas sem ter noção da carreira e do que fará para que seja sustentável, viável. Estes mesmos artistas fazem projetos e mais projetos, alguns aprovados e realizados, outros não.

Mas estes não alcançam grandes resultados. Não saem do lugar, patinam. Isso porque apesar do talento de sobra e da boa vontade, o planejamento e a visão estratégica da carreira, do negócio, é falha. O projeto ou a produção fica como algo vazio, desconexo, no meio do nada.

A produção é sempre importante e bem vinda. Mas ela tem que ser vista e realizada também a partir de uma visão geral, holística, estratégica. Se é um trabalho e se dele há a intenção de sobreviver, ganhar dinheiro, fazer sucesso, o planejamento é fundamental. O planejamento estratégico torna as ações e produções sustentáveis. Sustentabilidade tem a ver com planejamento também.

Primeiro é necessário entender “onde você quer chegar” ou “o que você quer ser quando crescer”. Definido isso, é mais fácil identificar projetos viáveis e construtivos onde o objetivo de cada um seja integrado com a construção do objetivo maior da linha de trabalho de quem faz o projeto. Pense nisso e acompanhe o blog que te ajudará com mais dicas sobre estruturação do seu planejamento.

Se você gostou, curta e compartilhe. Conhecimento tem que circular.

#PRACEGOVER a imagem do texto é a foto de um tabuleiro de xadrez com as peças fazendo alusão às estratégias que são importantes na vida assim como no xadrez.

5 ideias sobre “PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

  1. Evidente que é preciso saber se a sustentabilidade será por meio ou por fim, além de tudo o que se tem para a realização do projeto.
    Observo que todos os projetos devem ser autosustentáveis, por meios próprias que poderão ser por meio de recursos públicos ou privados, privilegiando-se os de recursos próprios, geridos pela própria implementação do projeto, que para seu fomento, possa buscar recursos próprios, por investimento a ser ressarcido, ou recursos de terceiros (doações, crawfound, banco social, comodatos, arrendamentos, financiamentos de cunhos sócio-culturais e ambientais, etc.).

  2. Verdade, gostei, eu mesma não sei fazer projetos, escrever, sei fazer artes e agora abri uma loja virtual e estou me matando em como lidar, consulto tudo e todos que possam me informar, ajudar, nunca gostei de mexer com dinheiro e agora eu preciso aprender, sei que na prática se eu não desistir vou conseguir. Também nunca soube fazer um projeto bem profissional, para dar aulas por exemplo, mas mesmo assim consegui realizar.

  3. Olá Marília, faz tempo que não venho para cá, no Linkedln, como já disse no comentário anterior, trabalho com artes, mas nunca me interessei em como lidar no campo empresarial, administrativo, fazer propaganda, etc, mas agora estou tentando aprender por todos os meios, estou até cansada de ouvir e assistir tantas coisas, mas me serve muito, estou crua ainda e sei que tenho que aprender muito. Escrever projetos…muito obrigada pela sua atenção.

    • Consuelo,
      estou a mil com vários projetos e acho que vc vai gostar pois tem muito a ver com empreendedorismo no campo das artes. Vamos nos falando. bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *