PROJETO MUNICIPAL DE TURISMO

A criação de um Projeto Municipal de Turismo deve ter como base principal informações obtidas através de pesquisa e todo projeto deve ter a participação dos variados atores da sociedade. Porque é importante que todos os stakeholders (partes interessadas) envolvidos em atividades turísticas do município, direta e indiretamente, sejam chamados a participar.

Mas, como qualquer outro projeto de desenvolvimento econômico, o desenvolvimento de um projeto municipal de turismo deve ser minucioso em seus dados. A partir daí fará o levantamento da capacidade financeira para investimento, público e privado. Verificação da capacidade para realização de parcerias e captação de outros recursos. E esse projeto deverá sempre ser definido a longo prazo.

Projetos municipais de turismo fazem parte das políticas públicas e tem um papel importante no desenvolvimento social e econômico das comunidades. Porque é competência, do poder público municipal, comandar a construção de um projeto turístico de base e que englobe todos os pontos necessários para o desenvolvimento. Também é de sua competência elaborar leis e regras para este mercado.  

PROGRAMA MUNICIPAL DE TURISMO

Mas, para ser mais específica na definição desse projeto municipal de turismo, vamos usar o termo técnico que é Programa. O ideal é criar um Programa Municipal de Turismo. Um programa é um conjunto de projetos coordenados entre si e eles são articulados e de forma dinâmica vão gerando resultados concretos. O programa pode conter projetos criados a partir do próprio núcleo gestor, mas também pode agregar projetos, já elaborados, que sejam apresentados por variados setores da comunidade.

A construção conjunta de um Programa Municipal de Turismo deve ter como orientação a preservação do patrimônio cultural, do meio ambiente, da identidade cultural porque este será o principal ativo do objeto. Mas, sempre com uma boa relação com a sociedade e que deve ser participativa e agregadora.

PONTOS FUNDAMENTAIS DO PROGRAMA

O Programa (projeto) Municipal de Turismo terá como objetivo principal fomentar e estruturar a atividade turística. Porque a partir do conceito inicial muitos outros projetos serão desenvolvidos.  A gestão dos dados levantados, o posicionamento estratégico do produto turístico e o planejamento das ações da gestão pública são os pilares desta construção.

1 – A gestão dos dados levantados identificará os mais variados projetos possíveis e necessários a serem construídos e desenvolvidos. Isso porque com os projetos apontados será definido os que serão realizados primeiro, os que virão depois, os que são responsabilidade do governo, os que são de responsabilidade do setor privado etc.

2 – O posicionamento estratégico do produto turístico será construído a partir da pesquisa. E ao avaliar os dados será definido o foco do turismo no município. E a partir dele, seu público alvo, os tipos de ações, as necessidades estruturais e técnicas.

3 – O planejamento das ações da gestão pública definirá o grau de investimento e interação que o município irá se comprometer a realizar e coordenar.

AINDA SOBRE O PROGRAMA

É preciso entender que um programa municipal de turismo tem que ser pensado de várias formas. Só acontecerá com sucesso se tiver toda a sociedade envolvida. É importante que a população saiba o que é turismo, sua importância, quais os atrativos do município pois podem ajudar na construção e idealização dos projetos. Além disso, quando todos são envolvidos, todos se sentem parte da mudança e entendem melhor o seu papel nesta atuação. Esse é o primeiro passo após a pesquisa feita e pontuada.

O desenvolvimento de um programa/ projeto municipal do turismo nos municípios não é a solução para todos os problemas e nem é realizado a curto prazo. Mas é uma oportunidade de movimentação econômica de uma indústria não poluente. Um investimento seguro e que gera empregos e qualidade de vida.

“É longo o caminho que vai do projeto à coisa.” – Molière

Até a próxima semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *