TEMPO E DINHEIRO, EQUILÍBRIO FUNDAMENTAL

tempo-e-dinheiroTempo e dinheiro são dois itens que devem ser equilibrados para se conseguir o resultado esperado em um projeto. A tríplice restrição em projetos é formada por Tempo x Custo x Escopo. O mérito de um bom gerenciamento é o equilíbrio fundamental destes, como planejado.

O escopo, ou objetivo, já vem definido na elaboração assim como tempo e dinheiro. Mas este, caso ele seja modificado, podemos considerar que houve um fracasso na proposta inicial. O tempo e o dinheiro, ou custo, também causam a falência do projeto. Mas eles também podem sofrer idas e vindas. Podem ter um desequilíbrio por variadas razões, que vezes são inevitáveis e devem ser readaptadas. Mas isso nem sempre compromete o resultado final. 

Mas quando estamos na fase de elaboração de um projeto, tempo e dinheiro podem definir a maioria de ações e atividades. Não basta definir o objetivo, mas é preciso definir em quanto tempo quero conquistar e quanto tenho pra gastar. Estas definições mudam completamente o processo de execução se optamos por um ou por outro look these up. Por mais dinheiro ou por mais tempo.

O que aprendi nestes anos trabalhando com projetos é que:

  • Quanto mais tempo tenho, menos irei gastar. Quanto menos tempo tenho, mais vou ter que gastar. A antecedência com que vamos prever e organizar um projeto fará a grande diferença.
  • O tempo tem o tempo que a vida tem e não o tempo que pensamos que tem. E é por isso que muitas vezes, erramos, para menos, os nossos prazos. Na maioria das vezes o tempo que destinamos a algumas atividades é curto, insuficiente. Isso gera frustrações e problemas.

Sempre faço uma pergunta nos meus cursos: Posso fazer um grande evento daqui há 10 dias e colocar 50 mil pessoas? A resposta é sim. Mas isso custará muito caro. As ações e estratégias serão muito maiores e mais complexas. A equipe e as pessoas acionadas serão muitas. Os custos de marketing exorbitantes. Ou posso fazer o projeto com prazo viável e conquistar o objetivo da mesma forma por um preço muito menor.

O exercício da inteligência, do pensamento nos poupa de uma visão simplista na construção de projetos. Visão que muitas vezes acha simples chegar ao objetivo final. Uma visão que não entende a importância de esmiuçar cada uma das etapas.

Quando usamos a inteligência, passamos a desenvolver as ideias não apenas baseadas em conceitos e justificativas. Através de cronogramas e definições técnicas vamos definindo o que com certeza iremos conquistar. Um projeto necessita de definições claras, reais, técnicas, justificáveis e organizadas para a sua execução e gestão.

Se gostou dá um joinha e também comente. Aproveite para circular conhecimento compartilhando com os amigos.

#PRACEGOVER a imagem do texto é um gráfico com duas balanças mostrando o equilibrio. Uma onde o dinheiro é maior o tempo menor. Outra onde o tempo é maior o dinheiro é menor. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *