MODISMOS DA GESTÃO

modismosNos últimos 25 anos muitos livros e muitas ferramentas de gestão surgiram. O modismo ao longo do tempo é sempre substituído por outro e outro. Atualmente as ferramentas DESIGN THINKING, LEAN STARTUP, CANVAS, STORYTELLING são as mais usadas.

Quem trabalha no terceiro setor, no setor 2.5, com cultura, sustentabilidade e outros temas, muitas vezes não se preocupa em estar antenado com os modismos. Mas também não se preocupam com as inovação. Está aí um grande erro. Acompanhar as novas tendências da gestão ou da sua área específica é importante.  Criar paralelos, nos traz mais conhecimento e uma margem mais segura para realizar com inteligência os projetos e eventos.

É importante estar conectado com as inovações, mesmo que estas virem modismos. Veja aqui uma matéria sobre DICIONÁRIO PARA EMPREENDEDORES que ajuda com algumas nomenclaturas mais atuais.

Mas o que são e para que serve estas ferramentas? As ferramentas de gestão, que em sua maioria são feitas através de uma matriz, são modelos para preenchimento que ajudam a criar paralelos nas informações que você tem sobre seu negócio, sobre você, o meio ambiente e outros. Por exemplo, o modelo de negócios CANVAS te ajuda a enxergar, numa matriz visual, seus clientes, sua distribuição, seus parceiros, fontes de recursos, interligações etc.

Cada uma destas ferramentas tem sua função específica, mas as vezes tem utilidades comuns. Mas nem sempre, conseguem definir todas as respostas necessárias que uma pessoa, projeto, empresa ou empreendimento estão buscando. É preciso ir além. Buscar conhecimento das mais diversas formas: nos livros, imprensa, publicações pontuais, amigos, pesquisas.

Entender que o que serviu em outro momento pode não servir agora. E o que serviu para o outro, pode não servir para você. Atrás de toda informação deve prevalecer o seu conhecimento, decisão e avaliação. O importante é não achar que há uma solução milagrosa, mas ferramentas e livros que vão apoiar e ajudar na criação e solução de problemas e necessidades.

A lista das ferramentas e livros que tem sido moda nos últimos anos é grande. Estes tem gerado novos insights para todo o mundo dos empreendimentos, projetos, empresas.

Os livros: *Qualidade Total (G.Q.T.) * Reengenharia de Processos de Negócios (RPN) *Sistema Kaizen *Gestão do Conhecimento *Inteligência Emocional *A Cauda Longa * Oceano Azul *Sete Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes *Primeiro Quebre Todas as Regras *Marketing de Guerrilha *Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas *O Gerente Minuto *Sistema Toyota de Produção *Quem mexeu no meu queijo e tantos outros fazem parte desta lista.

As ferramentas: Análise de SWOT, Matriz BCG, Matriz GE\ McKinsey, Matriz de Ansoff, Modelo de plano de negócios e as que citei no início formam a lista das mais conhecidas.

Mas como escolher a melhor ferramenta ou qual o livro que irá te ajudar nesta empreitada? Não sei. Isso porque para cada caso há uma solução. Provavelmente não será só uma, mas um conjunto delas, de ferramentas, livros e ideias. Para isso, antes de tudo é importante que você faça o dever de casa sabendo exatamente o que é que você pretende com seu empreendimento, com sua carreira, com o seu caminho, com seu projeto. Se você não sabe para onde está indo, qualquer uma destas vai servir e talvez te levar onde não gostaria. Mas se sabe exatamente o que pretende, vai entender qual delas e qual ideia lhe será útil, neste tripé de decisão sua experiência é fundamental.

Ao longo do tempo falarei aqui no blog sobre as ferramentas e suas utilidades. E sempre relacionando com o nosso mercado de atuação. Fique ligado e se tiver dúvidas ou perguntas é só fazer contato. Aproveite para postar nos comentários dicas de livros e ferramentas que não citei aqui. Ou comentar com dicas úteis as que já citei.

Gostou? Curta, comente, envie seus comentários e dicas. Mas principalmente compartilhe, CONHECIMENTO TEM QUE CIRCULAR.

 #PRACEGOVER a imagem do texto é um livro de administração aberto, em cima de outros livros abertos, um pedaço de um laptop aparecendo, um óculos em cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *