CRIATIVIDADE – A MINA DE OURO
Criatividade é uma mina de ouro quando bem usada. Muitos nascem criativos mas ela também pode ser desenvolvida. E é exatamente isto que o livro propôe. Trabalhar e exercitar hábitos para desenvolver o pensar criativo.
Martin Scorsese e Steven Spielberg aprovaram os métodos criativos de Julia Cameron que começou escrevendo o “Guia prático para a Criatividade” e depois o “Criatividade, A mina de ouro”. É inclusive um livro que já foi muito recomendado nas escolas de cinema em Hollywood.
Neste segundo livro aborda sobre a mina de ouro, que está dentro de nós, chamada criatividade. Mas ressalta que para isso é necessário planejar de forma consciente e objetivo os nossos passos.
Não é um livro novo, é de 2002 e nem é um livro da moda, não é um best seller muito lembrado, mas é um livro importante para quem quer experimentar todas as possibilidades para desenvolver a criatividade. Sim, porque todos a temos, mas nem todos a desenvolvem.
O livro é um curso com o passo a passo para cada etapa do trabalho proposto. São dicas, exercícios, experimentações, cases reais, pensamentos permeando o texto. Muito do que foi escrito lá, em 2002 vemos em pinceladas nos livros atuais sobre criatividade. Tudo é um caminho.
Um livro demorado, mas um livro que pode sim desbloquear a sua criatividade. Um livro que te ensina diversos exercícios te guiando para criar e criar. Um livro que segundo relatos mudou a vida de muita gente.
Se a sua busca é por mais criatividade, por expandir o que já tem em mente este pode ser um caminho. Estou lendo e posso dizer que apesar de não ser uma publicação atual tem muita informação que ainda é.
“onde quer que você esteja, é o ponto de partida” (Kabir)
FICHA TÉCNICA:
Livro: Criatividade – A Mina de Ouro
Autor: Julia Cameron
Editora: Ediouro
*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular.
Bom dia, Marília
Grata pelo texto e a indicação. Você conhece o outro livro dela, O caminho do artista? Saberia apontar a diferença entre eles, ou dizer se são complementares?
Desde já obrigada
Oi Ana,
Eu que agradeço. Sim, conheço o outro livro. São muito similares. O livro que cito foi publicado em 1998 e o Caminho do ARtista em 1992. Porém o segundo foi o que virou bestseller, o que vendeu mais. Mas os dois são muito bons e a meu ver se complementam.
Sigo a disposição, 😉