FEIRAS DE NEGÓCIOS – 05 DICAS
As feiras de negócios, ou comerciais, são ações de mercado com o objetivo de promover uma idéia, criar intercâmbio, aumentar carteira de clientes ou vender.
As feiras podem ser divididas ou identificas por:
– Localização: nacional, regional, estadual, internacional
– Seguimento de atividade
– Função: apresentar novos produtos, agregar conhecimento, vender, relacionamento com clientes.
As feiras podem acontecer uma única vez ou ter edições anuais ou bienais. Acontecem:
*sozinhas – a feira como evento principal e que pode ou não ter algum evento paralelo como rodada de negócios, seminário, cursos etc.
*como atividade paralela agregadora – em um evento técnico ou comemorativo. Um seminário, congresso, festival.
Os formatos de uma feira podem variar de acordo com o objetivo. Podem ser construídos estandes iguais e estes comercializados. Venda de espaços por metro quadrado e de acordo com o poder aquisitivo de cada participante cada um compra o tamanho que quer e o constrói e organiza como achar mais conveniente.
Existem regras básicas de marketing que devem ser seguidas tanto para organizar um evento nesse formato quanto para participar como expositor.
Ao ter a idéia de uma feira para o seu seguimento de negócio é importante antes de tudo planejamento e também a criação de um projeto. Deixo aqui 05 dicas para serem seguidas:
1) Pesquise no mercado nacional e internacional se já existe feiras que acontecem no seu setor. Às vezes temos uma idéia que parece inédita e aí na pesquisa descobrimos que alguém já está fazendo. Liste todas com o maior número de informações.Liste até aquelas tenham formato diferente do que você está pensando. Crie apontamentos sobre época, assuntos debatidos, público participante, relevância do evento e outras informações que possa depois usar como parâmetro para elaborar o seu evento.
2) Defina claramente qual o objetivo do evento e o seu conteúdo. Você pode criar uma feira onde o principal objetivo são as rodadas de negócios. Você pode criar uma feira onde o objetivo é vender. Ou uma onde o objetivo é apresentar novidades. Defina o que quer exatamente, pois isso influenciará no seu público alvo.
3) Escolha o formato e porte. Se você está começando e nunca fez pode optar, por variadas razões, em fazer um evento pequeno. Mas, pequeno ou grande, terá que definir se o evento terá estandes (ou até barracas padronizadas) do mesmo tamanho ou se vai optar por um sistema de montagem a partir do espaço comprado pelo participante. Essas definições irão influenciar no orçamento e este consequentemente influenciará nos valores de participação.
4) Estabeleça parcerias e apoio com entidades, empresas e pessoas importantes do setor. Definitivamente uma feira de negócios precisa de parceiros. Parceiros que certifiquem a importância da sua feira, que tragam credibilidade e que ajudem na divulgação no meio. Parcerias e apoio das entidades representativas da classe são as mais importantes. Crie sua rede de parcerias antes de tudo.
5) Elabore o projeto. Em qualquer evento a ser executado é muito importante criar um planejamento com custos e cronograma. Um projeto bem construído evita gastos desnecessários e auxiliar na execução de acordo com o esperado.
Mercado e oportunidades para a criação de feiras no setor da cultura, economia criativa, sociais e afins é gigante. Existem poucas ações neste sentido, inclusive internacionalmente. E aí…que tal pensar em algo interessante e criar a sua feira?
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