INTELIGÊNCIA É O CAMINHO
Inteligência sempre será o caminho porque é ela que te ajuda no passo a passo das conquistas. Segundo a Wikipédia, Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender.
Há muitos anos ouvi, do saudoso Marco Aurélio Ferreira Vianna, uma frase que nunca esqueci e sempre repito: “Tem gente que tem o cérebro 0km, nunca usou”. Fiquei fã dele e da inteligência.
Depois participando de um treinamento para palestrantes com o mestre Roberto Shinyashik fiz um exercício de escolher uma palavra, e uma frase, que definisse o meu foco de trabalho, meu caminho e aí escolhi INTELIGÊNCIA EM PROJETOS E EVENTOS.
Mas não foi fácil chegar a esta conclusão pois focar em algo simples e direto para mim era muito difícil pois já fiz e faço muita coisa.
Segundo o Michaelis, inteligência1 sf (lat intelligentia)
1- Faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar; entendimento, intelecto.
2- Compreensão, conhecimento profundo.
3 – Filosofia – Princípio espiritual e abstrato considerado como a fonte de toda a intelectualidade.
4 – Psicologia- Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito (medido na execução de tarefas que envolvam apreensão de relações abstratas) e, bem assim, de aprender, para que essas situações possam ser bem resolvidas.
5 – Pessoa de grande esfera intelectual.
6 -Conluio, ajuste, combinação.
Trabalho há muitos anos. Trabalhei com diversas atividades em turismo, comunicação, eventos e projetos no Sul de Minas. Mudei em 2000 para São Paulo onde organizei eventos corporativos, produção cultural, ministrei centenas de treinamentos, fiz consultoria e muito mais. Muita coisa.
Porém, na minha análise, no exercício para achar o meu seguimento de trabalho, acabei entendendo que tudo sempre envolveu projetos e eventos, como conteúdo central, para as áreas da cultura, o turismo, arte educação, entretenimento e tudo o que envolvia atendimento, vendas e marketing.
Decidi então que PROJETOS e EVENTOS resumem minha expertise atual, fruto do que faço e fiz e o meu conhecimento adquirido nestes anos.
A palavra INTELIGÊNCIA surgiu porque sempre tive alergia à burrice.
Sou do tempo em que as meninas colecionavam papel de carta e tinham agendas. E na minha agenda nos dados iniciais, na pergunta “é alérgico à”, eu sempre colocava: Burrice. Além disso, sempre usei o discurso: “me chame de feia, mas não me chame de burra”.
A burrice vai além da simples ignorância dos fatos, ela é o ego atuando e fazendo com que a pessoa não pense, não queira pensar, não consiga conversar, não admita erros, não queira mudanças. Nosso cérebro é perfeito e nós, com preguiça, muitas vezes não usamos.
E foi aí que finalizei com a escolha INTELIGENCIA EM PROJETOS E EVENTOS.
A inteligência é uma ferramenta que quanto mais se usa, mais ela amplia. Muitas pesquisas recentes mostram que há possibilidade em aumentar o QI. Usar a inteligência, o pensar, o questionar é fator principal do sucesso.
O autoconhecimento é a chave. Observar e enxergar de todos os ângulos possíveis os problemas e dúvidas analisando cada item. Esse exercício do pensamento faz parte das minhas palestras, cursos, consultoria e ajuda em todo o planejamento, gerenciamento de riscos, criação de ideias.
E posso afirmar que dá certo. Nossa INTELIGÊNCIA é nossa terapeuta, é nossa guia, é nossa fonte principal de informação, é nosso Norte. A INTELIGÊNCIA é o caminho. Um caminho trabalhoso, mas é “o caminho”.
*** Gostou? Curta, comente e compartilhe. Conhecimento tem que circular.