REDES SOCIAIS – DICAS DE COMO USAR
Não vou te dar dicas de como usar as redes sociais de qualquer jeito e para qualquer ação. O foco será na utilização das redes sociais para divulgação de projetos e eventos. Isso mesmo. Muita gente usa de forma equivocada. Ao invés de atrair pessoas para acompanhar, ser fã, compartilhar e outras ações bacanas, eles chateiam tanto as pessoas com milhares de posts que acabam sendo bloqueados.
Pois é, não é um caminho fácil. Mas não é difícil, a princípio é de graça e gera contatos muito mais permanentes. Vamos às dicas para suas redes sociais.
1 – Bem, primeiro tenha sua conta nas redes sociais que escolher. Não precisa ser em todas, mas nas que estiver deve ter um perfil bem detalhado e com todas as informações sua, da empresa, do projeto ou do evento. Mas não se engane, internet não tem nada de privado. Veja esta matéria onde falo sobre a Privacidade na Internet.
2 – Entenda que a internet é globalizada, tudo é online e nos encontramos em um universo onde o endereço é o link da página de cada um. Mas, para projetos e eventos, há necessidade de que se coloque a cidade, o email, o telefone e todos os dados. Canso de receber convites para “Hoje às 20 horas na Praça da Bandeira”. Alôou, Praça da Bandeira de que cidade, de que bairro e até mesmo, de que país?
3 – Mais é menos. Caso você seja a pessoa que vai produzir o material para divulgar pense nesse máxima, ou mínima (risos). Há muitas regras para o desing mas já adianto que não deve usar mais que 3 cores (a não ser que o design seja conceitual com X cores). Não usar mais que 2 tipos de fontes. Usar informações resumidas e precisas.
4 – Nunca deixe de responder aos comentários, perguntas e até críticas. Além de conquistar pontos com os algoritimos que regulam o sistema de publicação. Esta é uma forma de agradar e ser mais próximo.
5 – Use hashtags. Crie uma hashtag para seu projeto ou evento que seja exclusiva. Isso ajudará no processo de monitoramento para saber quantos repostaram, compartilharam, divulgaram. Também pode ser usada para premiar pessoas com descontos, brindes, bônus ou ingressos quando elas postarem sobre seu negócio.
6 – Você pode fazer muita coisa gratuitamente. Mas nas redes sociais, dependendo da sua intenção de alcance, é aconselhável pensar em mídia paga. Não é caro e é você quem define o valor que quer investir.
7 – Gratuito ou paga as ações nas redes sociais para projetos ou eventos devem ter um cronograma de publicações. Esta irá ajudar a programar o tipo de postagem, o dia, horário. Também é uma forma de organizar e tentar atingir o maior número de pessoas.
Claro que o universo é muito maior do que estas simples dicas. Mas posso afirmar que a internet vei para ficar e se você quer ter sucesso nos seus eventos e projetos, se organize com publicações em redes sociais. Farei muitas outras publicações sobre o assunto. Acompanhe. Curta, comente e compartilhe.